"Ontem chorei, vi nos olhos de uma criança, um olhar sem amanhã."

* Mostrar a realidade

A minha intenção ao colocar estas postagens é de mostrar todos os problemas que envolvem as crianças abandonadas.
Tanto os problemas relacionados ao abandono, como também os traumas, as mentiras, os preconceitos. O que envolve os pais que abandonam, os pais que adotam e os filhos adotivos.
Quando se toma uma decisão de adotar é uma responsabilidade muito grande,pois se trata de um ser humano, e as marcas e recordações ficaram pra vida toda.

Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de maio de 2010

* A reliadade dos Orfanatos

O carinho e a atenção dos adultos do orfanato amenizam, mas não eliminam o sofrimento das crianças. Longe das famílias originais, elas aguardam, muitas vezes anos, por uma adoção que nem sempre vem. Quando chegam ao abrigo, trazem histórias de violência, humilhação e traumas.

O nome já diz tudo. Orfanato deveria ser lugar para órfãos, crianças que não tem pai, mãe, nem outro familiar. Mas um estudo do instituto de pesquisas econômicas aplicadas, o IPEA, indica que 95% das crianças abrigadas em instituições do Brasil tem família. 80% delas, inclusive, recebe regularmente visitas dos pais no abrigo. Mas por que, então, elas não estão onde deveriam: em casa?

A pesquisa aponta que uma em cada quatro crianças são deixadas em entidades porque os pais não tem condições financeiras para criá-las. quase 19% foram abandonadas pelos responsáveis. A violência doméstica é responsável por mais de 11% dos abrigamentos. Pais viciados em drogas e álcool também representam 11% dos motivos. Só 5,2% não tem pai, mãe, ou algum parente interessado em assumir a guarda.

O estatuto da criança e do adolescente defende que o melhor modelo é o que várias cidades, inclusive Rio Preto, já adotaram. Ao invés de manter abrigos coletivos, os municípios ajudam financeiramente famílias cadastradas para que elas recebam as crianças.

Em um abrigo de Fernandópolis, as responsáveis acreditam que, quando uma criança entra pela porta, toda a rede de proteção social, dela e da família, já falhou antes.

Suzete Isaías, presidente da entidade fala que o abrigo é a última alternativa, mas que muita coisa pode ser feita antes, e evitar que a criança vá para lá.



RICARDO MELLO, TV Record Rio Pre

28 comentários:

  1. Sabe o que eu acho pior, todo mundo sabe que existe a camisinha, então por que não usa?

    Melhor do que gerar um vida para sofrer as agruras do abandono.

    Fique com Deus, menina Solange.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. É MUITO TRISTE UMA CRIANÇA SER ENCONTRADA NA RUA COMO PODE UMA MÃE SER TÃO CRUEL ASSIM PQ ESSAS MÃES Ñ SABE O QUANTO QUE ESSAS CRIANÇAS SOFREM ELAS SE REVOLTAM COM ISSO ACABA INDO PARA O MUNDO DAS DROGAS MAS ESSAS CRIANÇAS PRECISA DE AMOR ,CARINHO ,COMPAIXÃO ,UM ABRAÇO DE MÃE EU SINTO MUITO NOJO DESSAS MÃE QUE MALTRATA OS SEUS FILHOS E QUE LARGAM ELES NA RUA QUE OHOR

    ResponderExcluir
  3. Eu muitas vezes questiono comigo mesma. porque quem pode ter filhos não valoriza o dom de ser mÃe e quem não tem.............
    é só um desabafo mais eu sei que JESUS ESTA PREPARANDO UM OU UMA PARA MIM É SÓ SABER ESPERAR NELE.

    ResponderExcluir
  4. é vdd tem tantas mães severgonha q hj existe remedio anteconcepsionais de graças e camisinha e msm nem qrem saber só qrem saber de ter a crianças e depois abandonala essas pessoas nunca vai ter o perdão de Deus

    ResponderExcluir
  5. Todos nós(pelo menos a grande maioria)sabemos que existem várias maneiras de evitar uma gravidez,mas as vezes acontece,e quando isto ocorre algumas mães"irresponsáveis",ou dependentes de algum tipo de vício,ou mesmo as que não aceitam ter um filho com algum tipo de deficiência,preferem abandonar,ou as vezes faze-los sofrer ,em um mundo onde não pediram para estar.
    Crianças com um futuro INCERTO....Que não pediram para nascer!!!,mas já que estão AQUI,nós que tivemos uma familia temos que COMPARTILHAR um pouco de nós E sermos uma familia para estas crianças.
    Não estamos perdendo nada,pois fazer ANJOS FELIZES,NOS TORNA PESSOS FELIZES.

    ADOTE UM ANJO


    lUCIANA PEREIRA MASCHIO

    ResponderExcluir
  6. eu nao aguento mas a minha casa , é muiiito estresse eu nao tenho pai , so tenho mae , moro com a minha vo,tio, eu e a minha mae , eu nao aguento mas morar aqui , é um estresse danado , so eu e minha mae tem q ficar fazendo as coisas dentro de casa, minha avo ajuda um poouuco , porque ja é idosa mas em compensação gosta de ficar tomando conta da minha viida com o meu namorado, ela nem liga quando eu to sozinha , mas quando ele chega , nossa o mundo acaba, e minha mae diz que eu fico autoritaria perto dele , abusada mas eu nao acho , estou pensando em termina com ele , pra ver c melhora ,as coisas aqui , mas nem isso nem adianta , estava pensando em ir para o orfanato sera que tem como?

    ResponderExcluir
  7. me ajudem me de um conselho ao q devo fazer

    ResponderExcluir
  8. Bom eu estou fazendo um trabalho sobre consciencia negra e queria abordar nele o fato de crianças negras estarem em orfanatos e terem menores chanches de serem adotadas você poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  9. Olha há muitas crianças em orfanatos,mas muitas delas tambémn são brancas. Acho que existem mais crianças pardas ou negras por pertencerem a classe mais necessitada do pais

    ResponderExcluir
  10. como e q faz pra colocar uma criança no orfanato? alguem pode me informa??????????

    ResponderExcluir
  11. olá quero adotar pra morar comigo uma criança como devo fazer gostaria de fazer uma visita e conhecer as crianças aquela que eu me apegar quero ver se consigo adotar me manda um mail.ou me liga [14]32121244 fernanda-glaser77@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro passo é se inscrever no cadastro Nacional de Adoção, depois procure um orfanato em sua cidade ou se informe no forum. Boa sorte!!!

      Excluir
  12. olá quero adotar pra morar comigo uma criança como devo fazer gostaria de fazer uma visita e conhecer as crianças aquela que eu me apegar quero ver se consigo adotar me manda um mail.ou me liga [14]32121233 fernanda-glaser77@hotmail.com

    Responder queria um bebe branquinho

    ResponderExcluir
  13. oi meu nome é daniele quero muito adotar um bebe como faço.

    ResponderExcluir
  14. Danieke, o primeiro passo é se inscrever no Cadastro Nacional de adoção, no forum de sua cidade. Boa sorte

    ResponderExcluir
  15. quero adotar um bebe e dificil

    ResponderExcluir
  16. oi mu nome e adriana quero adotar um bebe uma menina nao inporta que cor seja o que inporta e que seja minha o que faço onde proucuro um orfanato moro em caucaia

    ResponderExcluir
  17. ola gostaria muito de adotar um casal de irmaos uma menina de 4 a 5 anos e um menino de 8 a 9 nove e muito dificio demora muito pra consenguir obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente e apesar do cadastro nacional de adoção, ainda existe muita burocracia e sim é muito demorado, mas achio que depende mesmo da sorte.

      Excluir
  18. Ola meu nome e natieli tenho 18 anos,queria adotar uma menina de 4 meses a um ano de preferencia japonesa.

    ResponderExcluir
  19. Nossa sempre fico triste quando vejo uma crianca abandonada

    ResponderExcluir
  20. olá,estou muito triste pelas coisas q vi aqui,é um ser humano querendo viver.AMU DEMAIS crianças.Eu e o meu marido gostariamos d adotar uma reccém nascida.Somos apaixonados por crianças.Bjos e abraços do casal Edineide e Albert Átila

    ResponderExcluir
  21. Olá , Quero colocar uma pessoa no orfanato , não tenho condições de criar ela ..como é que eu faço

    ResponderExcluir
  22. Ola gostaria muito de adotar um menino nao importa idade maurinhodks@hotmail.com ou fone 5185048090 moro RS Alvorada

    ResponderExcluir
  23. Não posso ter filhos e meu sonho é adotar como faço . meu e-mail h_tinha185@ig.com.br

    ResponderExcluir
  24. olá, meu nome é Sthefany e eu gostaria muito de ajudar essas crianças com doações. número para contato (61) 8664-2542 ou 9323-7755.

    ResponderExcluir
  25. eu queria mto adotar uma menina bb, sou casada mais meu marido nao quer.

    ResponderExcluir
  26. Já sou habilitada no cadastro da adoção procuro tanto uma menina 0 a 3 anos.....

    ResponderExcluir